Nossa familia

Nossa familia
O melhor presente do mundo

Tuesday, March 23, 2010

Ruanda em Moçambique

Nossa já acabou!!
Como passou rapido, já estamos saindo de Moçambique.

De verdade viemos aqui para ensinar, porém confesso que em situações como esta você mais aprende do que ensina. Somos mais observados do que observamos.

E foi assim, o proposito do nosso pratico era ensinar sobre traumas, abusos, vícios e passos praticos para a cura, e ainda falar sobre como construir uma familia saudável.
O nosso público alvo era pastores e lideres.

E correu tudo como o planejado, realmente tivemos a oportunidade de ensinar tudo isto, para pastores e lideres, foi maravilhoso o retorno deles, melhor que a nossa expectitava.

Agora o lado interessante foi o que aprendemos aqui, isto vai demorar para ecrever então vou ter que fazer em partes, hoje vou iniciar, falando um pouco.
Estou impactado.
Trabalhamos com algumas igrejas, mas vou falar de uma especifica, a dos refugiados de Ruanda.
Eles estão aqui por causa do que aconteceu no país durante o genocídio e pós genocídio.
O que vimos aqui parece histórias do velho testamento.
O diabo os separou e os expulsou da terra por causa da guerra, mas eles não desitiram da fé e relatam suas experiências sem uma gota de amargura no coração, apesar de uma dor por estar longe da terra natal.
Nestes anos até chegarem aqui eles foram mendigos, exilados em campos para refugiados, expulsos de países e outras vezes presos por não terem documentos.
O diabo não sabia o bem que ele estava fazendo ao mundo ao espalhar o ruandezes, eles estão em varios países vivendo e pregando o evangelho vivo de Jesus Cristo.
As vezes quando estavamos dando aula e esta era interrompida com algum testemunho, o sentimento da nossa equipe era o mesmo, o que podemos ensinar para um povo que vive um evangelho tão profundo??
Choramos em silêncio muitas vezes ao ouvi-los contar suas histórias de sofrimento que sempre terminavam com algo que exalta o Deus vivo.
Eles não perderam a alegria de viver nem o proposito da vida, confessam que o Senhor queria que eles fossem pregar o evangelho nas nações e é isto que eles estão fazendo hoje e alguns falam rindo que só não sabiam que isto aconteceria atravez de perseguição e guerra.

Eu tive o sonho de contribuir nas suas vidas como eles contribuirão na minha, depois percebi que o meu sonho era uma utopia.

Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem anjos, nem principados, nem coisas do presente, nem futuras, nem potestades, nem a altura, nem a porfundidade, nem qualquer outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor.
Rom.8:38,39

3 comments:

  1. Acredito que sao livres! O perdao os libertou!

    Aquele que nao pode perdoar, destroi a ponte sobre qual ele mesmo tem de passar.
    George Herbert

    ReplyDelete
  2. Negão, este ficou muito bom.
    Realmente eu agradeço a Deus pela oportunidade que eu tive de ver, ouvir e aprender tudo isso, foi uma oportunidade de ouro.

    ReplyDelete
  3. Fiquei arrepiada com o texto pai.
    Dentre os varias vantagens/privilégios de ser missionário, essa no meu ponto de vista é a mais louca, viver em constante aprendizado.
    Deus é fiel.

    ReplyDelete